Coronavírus: Vereadores do prefeito negam projeto que não cobraria tarifa de água para famílias pobres em Iguatu

Coronavírus: Vereadores do prefeito negam projeto que não cobraria tarifa de água para famílias pobres em Iguatu

Do Cabeça Livre - Foi protocolado na segunda-feira, 20/04, pelo vereador Marconi Filho (PDT) o Projeto de Indicação N° 03, de 06 de abril de 2020, destinado ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que consistia em dar desconto, suspender cobranças e cortes de água para os domicílios das famílias de baixa renda, pobres e vulneráveis.

O projeto que tinha como objetivo criar incentivos aos hábitos de higiene pessoal, se somando as ações do município de Iguatu no combate ao contagio do coronavírus (Covid-19). A proposta foi assinada pela bancada de vereadores, Marconi Filho, Mario Rodrigues (PDT) e Vicente Reinaldo (PP), que são da oposição ao prefeito Ednaldo Lavor (PSD), sequer foi pautado ou discutido em nenhuma das sessões virtuais que ocorreram na última semana. Os demais vereadores da oposição apoiaram o projeto, a presidência não demonstrou apoio nenhum a proposta, decisão festejada timidamente pelos vereadores de situação.

Mário Rodrigues explicou que hoje o SAAE arrecada por mês cerca de 1,5 milhão, suas despesas com pessoal e infraestrutura giram em torno de 1,1 milhão, com lucro médio de 400 mil reais.

“Se o desconto do projeto fosse aplicado para as famílias dentro do perfil de baixa renda, pobres e vulneráveis, custaria aos cofres municipais cerca de 300 mil reais”, afirmou Mário.

O vereador Mário destacou também que os vereadores do prefeito tem se defendido dizendo que o projeto é inconstirucional, mas não é "tenho dito para eles que essa desculpa não é verdadeira, a proposta do vereador Maconi não é inconstitucional e o povo de Iguatu merece respeito e a verdade".

Fake news

Para movimentar a opinião publica em favor da gestão local, foi vinculado nas redes sociais uma imagem com informação mentirosa, fake news, que tenta reverter a responsabilidade para os vereadores de oposição e não de situação.

Texto da imagem abaixo [A VERDADE, vereadores de oposição apresentam “emenda inconstitucional” no projeto que permite desconto de 20% para os usuários do SAAE, dificultando que os benefícios cheguem às famílias carentes]

Coronavírus: Vereadores do prefeito negam projeto que não cobraria tarifa de água para famílias pobres em Iguatu
Fakenews vem sendo compartilhado em grupos de whatsapp

Ninguém assumiu a autoria da imagem que vem sendo compartilhada na redes sociais, inclusive por vereadores de situação.

Joana Prado

Vergonha

Em pleno cornavírus e nossos vereadores pensando só em si mesmo, quanto absurdo, as vezes sinto vergonha desse nosso parlamento :(
1

1000 Letras Restantes