Iguatu da adeus ao Bispo Dom Mauro

Iguatu da adeus ao Bispo Dom Mauro

Depois de quase um mês internada na UTI por problemas pulmonares o bispo mais antigo do Iguatu, Dom Mauro Ramalho de Alarcon e Satiago, morre aos 94 anos de idade.

O ocorrido deixa toda uma região de luto, Dom Mauro teve 71 anos dedicado ao sacerdócio e mesmo com a idade elevada, dirigia seu próprio carro e andava ativamente pelas ruas da cidade, sempre receptivo e simpático, conseguiu construiu um ciclo de amigos e admiradores que o seguiam fielmente.

Papa João Paulo II e Dom Mauro
Papa João Paulo II e Dom Mauro [FOTO: Arquivo Diocese de Iguatu]

Nascido na cidade de Russas e irmão casula de oito filhos do farmacêutico e político, José Ramalho de Alarcon e Santiago (prefeito de Russas) e de Maria Ramalho de Alarcon e Santiago, decidiu se tornar um religioso em 1937, quando ocupou uma vaga no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza, estudou e se formou em Filosofia e Teologia, em 1948 foi ordenado sacerdote, em 1949 se tornou diretor do Ginásio Diocesano de Limoeiro do Norte. Na metade da década de 50 Dom Mauro se tornou capelão do ginásio Marista e do internato para meninos e em 1956 foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Aracati.

Dom Mauro sempre foi um homem de muita fé e estudo, caminho que o levou a ser nomeado pelo Papa João XXIII no dia 13 de outubro de 1962 como Bispo diocesano da nova diocese na cidade de Iguatu que antes era área de responsabilidade do Crato. Na época o então novo Bispo movimentou a cidade e lutou por algumas bandeiras, usou o seu prestigio para reforçar a vinda e estruturação da gratuita Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), na criação dos bairros Vila Centenário e João Paulo II para abrigar os sem teto das enchentes do Rio Jaguaribe.

Descanso Eterno

Dom Mauro foi sepultado na primeira gaveta abaixo do altar da Igreja de São José, junto do amigo também Bispo Dom José Doth. A celebração a sua morte contou com 22 liturgias (que aconteciam de duas em duas horas) entre os dias 09 e 11 de dezembro de 2019.

Bispos de Iguatu em quase um seculo de paroquia Dom Edson, Dom João, Dom Doth e Dom Mauro [FOTO:Arquivo Diocese de Iguatu]
Bispos da quase centenária Paróquia de Iguatu, Dom Edson, Dom João, Dom Doth e Dom Mauro [FOTO: Arquivo Diocese de Iguatu]

O atual Bispo de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem, fez a homilia e lembrou com alegria dos feitos do amigo Mauro e destacou uma perca bastante significativa para todos.

"Dom Mauro era um homem bom, amigo de todos e sempre buscou envolver as pessoas na fé com amor e devoção, me recordo de quando cheguei no Iguatu e a referencia para me ajudar no novo desafio era ele", disse.

 

1000 Letras Restantes